Home

Por Gislene Yura

A Cientologia é uma religião criada em 1952 por Lafayette Ron Hubbard (morto em 1986). Ele foi um escritor bem-sucedido. Escreveu vários gêneros, tal como aventura, faroeste, suspense, fantasia. Foi através da produção de livros de ficção que Hubbard conseguiu ter os meios financeiros para sua extensa e minuciosa pesquisa sobre a mente, o espírito e a vida. A obra literária de L. Ron Hubbard sobre Dianética e Cientologia é muito maior que a obra de ficção. A palavra Scientology foi concebida por L.Ron Hubbard vem da palavra latina scio que significa “saber no sentido mais lato da palavra”, e da palavra grega logos que significa “estudo de”.Significa “saber como saber”. Scientology define–se também como “o estudo e tratamento do espírito em relação a si mesmo, universos e outras formas de vida”. (definição do site oficial http://www.scientology.pt/)

Lafayette Ronald Hubbard
fundador da Cientologia

Para ele, todos nascem com a “mente reativa” que grava tudo o que acontece ao indivíduo, inclusive em vidas passadas. Ela é responsável por lembranças ruins que ficam marcadas para sempre, e essas lembranças ruins que são responsáveis pelas mazelas da vida. A única maneira de combater essa mente ativa, é participando de uma espécie de  regressão de nome “audição” que seria uma terapia que, com a repetição, livraria o indivíduo dessas dores. “Os objetivos de Scientology são: uma civilização sem insanidade, sem criminosos e sem guerras, onde os capazes passam a prosperar e os seres honestos possam a ter direitos, e onde o homem é livre para elevar-se às maiores alturas”.

Nos Estados Unidos, a religião ficou conhecida e divulgada por causa de adeptos hollywoodianos famosos como, por exemplo, John Travolta, Will Smith, Lisa Marie Presley, Mimi Rogers e o mais conhecido de todos, Tom Cruise.

Foto: Reprodução

A Cientologia gera muita polêmica. Os mais ávidos contra a Igreja é um grupo conhecido como Anonymous. Grupo informal da internet que começou a criticar a igreja devido a uma tentativa dela de retirar um vídeo do Youtube onde, Tom Cruise fala de sua crença na Cientologia, e, entre outras coisas, que somente ela poderia ajudar uma pessoa depois de um acidente de carro ou tirar um indivíduo das drogas. Segundo a seita, o vídeo foi hackeado de uma material de divulgação da própria igreja, editado e colocado no Youtube. Tom Cruise aparece com uma cara de louco, com a trilha sonora do filme Missão Impossível. Durante o processo, a vídeo foi retirado do site, mas já havia sido copiado e postado em outros sites.

Foto: reprodução

O Anonymous protesta contra a Cientologia desde então. Com máscaras de Guy Fawkes (do filme V de Vingança), reclamam pela liberdade de expressão e contra a censura. Já os cientologistas referem-se ao grupo como ciberterroristas que escondem suas identidades atrás de máscaras e o anonimato do computador e que cometem o crime de ódio religioso.

Foto: reprodução – Mascarados Fowkes

O grupo Anonymous criou o Projeto Chanology, para protestar contra a Scientology. Desde o caso de Tom Cruise no Youtube, os mascarados Fowkes usam diversas táticas e são dedicados a desacreditar a igreja. Criaram websites para declarar guerra a cientologia. Fazem também ações como hackear os sites da religião e vazar documentos supostamente roubados dos computadores da igreja. A intenção deles é retirar tudo relacionado à Cientologia da internet. “É muito importante citar que o líder do grupo Anonymous foi preso em setembro por ataques a muitas organizações internacionais incluindo a CIA”, completa Lúcia.

Ex seguidores acusam a igreja de ameaçá-los depois que eles deixaram o grupo. Dogmas são questionados por pessoas que não seguem a religião, como, por exemplo, o fato de não poderem tomar analgésicos, não realizar partos em hospitais, e tratar as doenças somente com exercícios e vitaminas. Lúcia Winther, líder da igreja no Brasil, rebate “Em Cientologia uma pessoa se torna mais capaz de entender sobre as coisas e decidir por si mesma se quer ou não fazer isso ou aquilo. Por exemplo, qualquer um que estude a fundo a composição química dos adoçantes, perceberá que é um grande veneno e poderá então decidir, por si mesmo, se toma ou não “.

A igreja aqui no Brasil diz que se espalham muitas mentiras com relação à Cientologia, grande parte, sensacionalismo da imprensa.

Cruise segue a religião há mais de 20 anos. Sabe-se que Katie Holmes estava preocupada que a filha do casal, Suri, fosse completamente influenciada pela seita. Pediu a separação e desde então tem uma vida dita normal com a filha, que inclusive começou a frequentar uma escola há pouco tempo. Segundo Jorge Jucoski, 44 anos, terapeuta que trabalha com a Dianética que faz parte da Cientologia “A Cientologia não faz nada para convencer ninguém de que funciona, não fazemos anúncios nem tentamos convencer ninguém de nada, porque isto é uma experiência pessoal, e funciona da seguinte forma: a pessoa passa pelo processamento, treino ou estudo descobre coisas muito importantes sobre si mesma, melhora e fala a outros e assim cresce”, por isso que não é correto afirmar que a Scientology afasta os adeptos de sua família, completa.

Foto: Grosby Group – Suri de uniforme

No Brasil a Cientologia é registrada como religião desde 2004 e conta com 20 mil fiéis.

De acordo com Lucia, “Cada igreja tem seu próprio organograma”. Ela é diretora-presidente da Editora de Livros do fundador L. Ron Hubbard. “Vamos dizer que eu seja a força propulsora (da Cientologia no Brasil)” completa.

Lucia Winther – Cientologia Brasil

Jucoski começou na religião também em 2004 estudando os livros de L.Ron Hubbard, “buscava respostas que funcionassem e me fizessem entender o mundo, porque as coisas são como são, quem sou, de onde venho, para onde vou… Estas perguntas e muitas outras que não entendia no comportamento humano, foram completamente respondidas, e além de ter minhas dúvidas existenciais respondidas, podia agora contar com ferramentas práticas para usar no dia a dia e assim melhorar todas as áreas da minha vida, e foi o que aconteceu”.

O serviço semanal é realizado aos domingos. Lá são discutidos temas da própria Cientologia e como os princípios podem ser aplicados no dia a dia. Começa com o credo da Igreja, seguido pelo sermão, alguma conferência gravada do fundador L. Hubbard, audições, anúncios e oração final “São parecidos com os das outras religiões, faz-se casamentos, batizados, funerais… etc. Mas a prática principal é melhorar o ser, e isto é feito com processamentos específicos, treinos, e muito estudo. Não tenho como dar mais detalhes sobre isso porque como cada um de nós é diferente do outro, não existem dois processamentos iguais ” completa Jucoski.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s