Home

Por Maria Paula Angelelli

Com o intercâmbio é possível conhecer novos lugares.

Chegar em um local desconhecido, onde a população não fala a sua língua, e saber que você irá permanecer nele por 1 mês, 6 meses, 1 ano, o que depende de cada um, pode ser assustador, mas, com o tempo e a adaptação, essa experIência passa a ser excepcional. O intercâmbio é uma ótima opção para quem quer aprimorar um idioma, conhecer a cultura de um país, fazer amigos de diversas partes do mundo e, é claro, conhecer novos lugares. Só que tudo isso tem um preço que limita o acesso de uma grande parte da população.

Com a economia estável e o preço para alguns locais mais acessível, a procura aumentou.São milhares de brasileiros indo viajar todos os anos, permanecendo em outros países por meses ou anos e em muitos casos até mesmo trabalhando no local. Muitas agências de intercâmbio oferecem o pacote completo para a viagem, mostrando as diversas opções à serem escolhidas.

Os próprios países possuem muitas opções de escolas que ensinam o idioma local. Elas cuidam dos locais de moradia. É possível permanecer em casa de família (muito procurado pois permite conhecer melhor tanto o idioma como a cultura local), apartamentos estudantis (para quem quer liberdade, podendo morar sozinho ou dividí-lo com outros estudantes), campos estudantis (dormitórios com outros estudantes), residências estudantis (casas as quais é possivel alugar quartos individuais ou compartilhados), hotéis e albergues.

‘No começo eu me senti perdido, mas quando comecei a conhecer outras pessoas, a ter uma maior proximidade com a família e adquirir um maior conhecimento, tudo ficou incrível’, disse Aaron Lucas, 21, estudante paulista que permaneceu um mês no Canadá. Aaron morou em casa de família, a qual disse ter gostado muito. ‘A minha homestay mother era muito amável, sempre me deu atenção. Ela se preocupava comigo em todos os sentidos, como alimentação, estudos…’, comentou a respeito de sua família canadense.

‘Foi uma experiência única na minha vida, a qual eu nunca vou me esquecer. Gostaria de voltar para reviver tudo o que foi bom. Com certeza recomendo para todos, mas, se tiver oportunidade, não fique apenas um mês, é muito pouco.’, concluiu Aaron a respeito de sua viagem.

O processo também é muito seletivo, devido aos preços. Não é uma viagem barata, pois além dos custos pagos previamente como passagens aéreas, moradia e escola, tem os custos no próprio país como alimentação, transporte e alguns passeios.

Intercâmbio para o Canadá

O Canadá é um dos países mais procurados pelos brasileiros que querem realizar um intercâmbio. Possui inúmeros cursos do idioma, diversas opções de moradia e atrações turísticas conhecidas mundialmente. Não é dificil encontrar estrangeiros andando pelas ruas. Ouvir português então, é bem comum. Cidades como Toronto e Vancouver são as mais procuradas, Toronto por seu dinamismo, para quem gosta de uma vida agitada e Vancouver é mais calma, no estilo praiano.

Um intercâmbio para o Canadá, com uma estadia de 6 meses, possui um valor médio de US$ 15mil, embora esse preço possa variar de intercambista para intercambista pois há os que optam por opções mais caras (na questão moradia, por exemplo escolhem hotéis) e os que optam por opções mais baratas (no mesmo exemplo escolheriam albergues). Isso inclui passagens, moradia, escola, alimentação, seguro, taxas, entre outros.

Geralmente, os estrangeiros optam por cursos matutinos para possuírem o resto do dia explorando o local. Para quem quer passar mais tempo estudando há programas com mais horas semanais para dar um ‘up’ no inglês.

O governo incentiva a imigração tanto para os estudantes como para os que recebem. É necessário um visto para permanecer no país, o qual pode ser solicitado no consulado canadense e os moradores que recebem estudantes possuem vantagens para isso, como redução de taxas, por exemplo.

Vista de Toronto.

Toronto oferece uma exemplar qualidade de vida, segurança, educação e saúde. Além disso possui diversos pontos turísticos , como a CN Tower e a Casa Loma. Também é um local para compras, muito similar aos Estados Unidos. De noite é possível ir a pub’s, baladas ou a jogos de baseball ou hóquei, dependendo da temporada.

Muito diferente da Coréia, aqui, em Toronto, eu vou a vários lugares como pub’s a noite. Fora que, posso conhecer pessoas de outras nacionalidades, as quais eu gosto muito de conversar para aprender um pouco sobre sua cultura’, disse Jin Sung Hong, 19, coreano que permanecerá três anos na cidade.  JinSung pergunta algumas expressões à seus amigos estrangeiros como ‘você é bonita’ ou ‘como vai?’ e quando conhece alguém da mesma nacionalidade, as repete, provocando certa simpatia.

A escola é o lugar para fazer amigos. A classe, em média com 15 alunos, possui pessoas do mundo inteiro, todas na mesma situação, em sua maioria sozinhas e em um país estrangeiro, o que fortalece um vínculo entre elas. Muitos passam o dia inteiro juntos conhecendo o local e compartilhando experiências.

A hora da despedida é boa, pois você voltará para seu país, para sua casa, família e amigos mas, ao mesmo tempo, ruim, pois o estudante estará separando-se de amigos que provavelmente não verá mais, devido a distância, também por deixar o local e voltar a rotina.

Fernanda à esquerda e Aaron à extrema direita com seus amigos.

‘Despedidas sempre são difíceis. Uma hora você está convivendo com pessoas de diferentes cidades, e na outra não sabe mais se irá reencontrá-las. Mesmo morando no mesmo país é difícil.’ Disse Fernanda Landim, 21, pernambucana que morou um mês em Toronto, a respeito de sua despedida. Ela mantém contado com seus amigos pelo Facebook.

O intercâmbio é a experiência de morar em outro país, longe de seus familiares e amigos, aprender a língua local, conhecer pessoas de diversas partes do mundo, descobrir novos lugares e as respectivas culturas desses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s