Home

Por Giulia Simcsik

Milk Shake, no dicionário: bebida feita de ingredientes a que se junta habitualmente leite. Zelia Cristina Duncan, cantora e compositora é o leite, responsável por dar consistência aos ingredientes canto e fala, que, além de extremamente saborosos, são essenciais em TôTatiando. Com muita voz, beleza e simpatia, Zélia sobe em palcos diferentes, os do teatro, para encenar o espetáculo em comemoração a seus trinta anos de carreira.

Regina Braga foi escolhida pela cantora para dirigir o espetáculo: “Regina é fundamental. Sem ela, nada feito (…) A diretora que me deu coragem para morrer de medo.”. Na estréia em São Paulo, atuando pela primeira vez como diretora, Regina foi prestigiada por seus filhos, Gabriel Braga Nunes e Nina Braga, e pelo marido, com quem está casada há 30 anos, o médico Dráuzio Varela, que apareceu sorridente para os fotógrafos e, apesar de afirmar com bom um humor ter ganho o ingresso, enfrentou fila para entrar no teatro. Além deles, também compareceram na estréia, Maria Adelaide Amaral, Ronaldo Fraga, Luiza Possi, Daniela Mercure e Leilane Neubarth, entre outras celebridades.

Gabriel Braga Nunes, Regina Braga e Zélia Duncan, após a estréia no Teatro Tuca, em setembro. (créditos: divulgação)

TôTatiando é uma homenagem à Luiz Tatit, presença constante na vida de Zélia desde o início de sua existência musical: “Quando eu tinha 16 anos eu pensei: O que cantar? Meu irmão mais velho, o mais underground de todos, me mostrou sons estranhos que vinham de São Paulo: grupo Rumo, Itamar Assumpção…”.  Tatit, além de músico, é linguista e professor de universidade; começou sua carreira, junto ao Grupo Rumo, batalhando pelo aumento das perspectivas de composição, interpretação e arranjo instrumental da música popular brasileira. Apreensivo, o paulista de 61 anos, tomou seu lugar na primeira fila do teatro para assistir interpretações sagazes e deliciosas de suas composições, numa atração que, para Zélia, vai além do show e tampouco pode ser considerada uma peça de teatro; um literal espetáculo! 

Desde os arranjos, até os jogos de luzes e o figurino, tudo é sóbrio. A composição do espetáculo pode ser considerada, em termos técnicos, backing vocal das palavras e expressões. Não se esconde, mas entende claramente que o destaque deve ser dado às melodias falantes.

Zélia, claramente nervosa em sua primeira apresentação, compara seus sentimentos com o prazer da montanha russa: “Você acha que vai desabar lá de cima e, quando acaba, quer voltar”. Além disso, o apoio de sua equipe é evidente: a produção inteira atenta e dedicada; Regina não pára até que as luzes se apaguem; Webster Santos e Tercio Guimarães, os músicos, afinam seus instrumentos, observam o movimento da plateia e, durante o espetáculo, prestigiam a atriz com risos e olhares surpresos decorrentes de sua encenação.

O amor por São Paulo, cidade natal de Tatit e acolhedora de Zélia, também tempera o espetáculo. Para ela, agradecer a São Paulo é outro intuito da apresentação: “São Paulo me desafiou e, de alguma maneira, me acolheu.”. Não é preciso muito esforço para perceber deferência à cidade, presente, por exemplo, no cenário e na rotina de um palhaço totalmente paulistano, encenado carinhosamente pela cantora.

A mais recente atriz do pedaço acha bom convocar o público ao silêncio; afirma estar realizando uma experiência diferente e estar adorando. Para ela, é uma aventura e, mais importante do que aplaudir – diz apontando para o peito – é sentir. O espetáculo se resume em sensibilidade e conforto, tanto para a equipe quanto para a platéia. Começa antes mesmo de começar, possui letras além das partituras e permite até sonhar acordado e aquecer a alma.

“As melodias das canções são sugeridas pelas espontâneas reações das falas” – Zélia Duncan cita Luiz Tatit em um dos momentos do espetáculo. Na foto, Zelia, Tatit e Regina Braga. (créditos: divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s